quinta-feira, 13 de maio de 2010

O concurso do TRE/MG.

Este concurso foi o mais frustante da minha vida... não gosto nem de lembrar. Mas vamos lá contar mais uma história da minha vida.

Já tinha uns 2 anos que eu estava trabalhando no fórum como Técnico de Urna e esperando o concurso para Técnico Administrativo do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Como eu trabalhava no Cartório Eleitoral, e já havia enxergado (antes tarde do que nunca) que o único meio de passar em um concurso público era sentar numa mesa com um monte de livros, apostilas e estudar. Meu salário não dava pra pagar um cursinho decente e este concurso ia ser concorrido. Lá vou eu né, estudar e muito, mas agora com determinação e disciplina para fazer outra prova.

Estudei, estudei, estudei. Estudei desumanamente por pelo menos 10 horas por dia de segunda a quinta, dormia em média de 5 a 6 horas por dia, arrebentei uma veia do olho esquerdo de tanto ler, tinha dores de cabeça, andava na rua totalmente fora do ar, tava ficando louco de tanto estudar, enfim, eu tava apavorado tentando enfiar o máximo de informação na minha cabeça pra me sair bem nesta prova e alcançar o tão sonhado cargo, só na sexta que eu estudava só na parte da manhã e a tarde. No sábado e domingo era meu dia de descanso. Vocês podem não acreditar mas no ano deste concurso eu não sai na sexta de carnaval para ficar em casa estudando porque minha prova estava perto.

Pra quem gosta de concursos públicos leiam o texto O vinho e os concursos públicos de Willian Douglas.

Bom, fui fazer a prova do TRE/MG, mas desta vez em Pouso Alegre, estava um pouco nervoso, porque eu imaginava que esta seria minha última chance de passar num concurso público, pra vocês terem uma idéia da situação eu levei umas 10 canetas pretas pra não ter perigo de ficar sem caneta e ser eliminado da prova, rsrsrs!!! Distribui caneta pra todos que não levaram caneta... kkkkk. Troquei minha identidade com medo de não permitirem eu entrar na sala de prova porque minha identidade era antiga. (minha identidade era de 1988, eu era bem novinho quando tirei). E eu, pra minha infelicidade, cometi um dos sete pecados capitais do concurseiro, "A GULA", a pressa de passar, concurso público como diz Willian Douglas não é para passar mas até passar.

A aprovação num concurso público precisa de amadurecimento e disciplina, e eu com minha pressa deixei de lado algumas matérias que eu julgava que não seriam importantes e fui mais uma vez "REPROVADO".

No início não entendi o que aconteceu, tenho amigos que no primeiro concurso que fizeram já foram aprovados e já estão trabalhando. Meu cunhado que é um caboco que nem sonhava em ser funcionário público fez seu primeiro concurso e hj já é funcionário público.Tudo bem que fizeram concursos com no máximo 6 candidatos por vaga e eu fiz um que tinha 2 mil candidatos por vaga. Isso não é justo pensei comigo mesmo.

Vocês não tem idéia de como fiquei, só eu sei a dor que senti nesta derrota, acertei todas as questões de Português, errei apenas duas questões de Direito, mas acertei apenas uma de Raciocíniol Lógico e duas de Informática e duas de Arquivologia e o resultado foi minha grande derrota. Eu com meus 33 anos chorei feito criança, acho que um dos piores sentimentos que o ser humano pode sentir é o da derrota, aquilo me deixou revoltado, o mais engraçado é que minha irmã chegou em mim e disse: "Ahhh meu irmão talvez Deus não queira que você passe neste concurso público". E eu respondi a ela: Sarytta, Deus sabe que não estou fazendo nada de errado, a culpa não é dele, a culpa é somente minha, eu devia ter estudado mais, me dedicado mais, assim eu teria conseguido, não é justo eu colocar a culpa em Deus, sendo que a culpa é só minha.

Todos nós temos o grande defeito de colocar a culpa em Deus quando não conseguimos algo, dizendo: "Ahhh Deus não queria isso pra mim." Se há o desejo de algo bom, Deus jamais vai nos impedir de realizá-lo. Leiam Salmo 37:4 e Filipenses 2:13, vc vão entender o que quero dizer.

Na minha opinião colocar a culpa em Deus é um grande erro, a culpa foi somente minha porque acredito que Deus está comigo e não contra mim.

Pensei por um tempo em desistir, mas eu sou uma pessoa que a palavra desistir não existe e pode demorar uma eternidade mas eu consigo. As portas vão se abrindo, vou enxergando soluções onde antes existiam dúvidas. Em tudo na minha vida desistir não existe, o meio que vou conseguir não importa (desde que não seja o caminho da maldade), mas eu consigo.

Agora lá vou eu de novo procurar outro concurso e estudar bastante até chegar o dia da prova.
Fiquem todos com Deus.

Um comentário:

  1. E ae meu amigo, acabei minha maratona de estudo agora e por acaso parei aqui, enquanto via algumas coisas de concurso na web...Provavelmente
    não vou vir aqui de novo, mas só quero dizer guerreiro que a vitória é sua! Continue! Persevere! Lute! Que Deus irá abençoar! Fique na Paz de Deus que excede todo entendimento e a vitória virá! Um abraço irmão!

    ResponderExcluir